as pessoas num pobre país ....tornam-se pobres pessoas ?

como se de uma dor funda ...
de uma presença contínua ....
em persistência ao longo de uma vida
a par de outras tantas coisas

mas esta dor ... como me preocupa ...
por ser tão funda na origem ...
muitas palavras e ideias a acompanham na incerteza
e quando pensamos que há um fim
algo nos envolve de novo
e nem sempre as forças nos deixam
ir mais longe na causa do seu entendimento ...
pelas pessoas ou tão sómente em mim
logo o sonho rapidamente se desvanece ...

em mim gesta um certo desânimo ... e isso doi-me profundamente ...
houvera uma vida ... encontrada
no desencontro do dia a dia...
especialmente no desengano das pessoas
e nesta mecânica do ritmo avalassador de trabalhos sem fim ...

desculpem-me o desabafo neste desânimo ...
na espera de um novo ciclo
mais do mesmo ...muito me conheço
venha o igual de forma diferente
pobre país que em nós mais pobres nos faz ainda mais
nesta dor de saber das outras realidades ...
que para além dele existem ... correntes do partir
fado das nossas gentes ... amarras duma vida...
velhos do restelo ...
desmemoriados no tempo das necessidades
Bastava um sorriso ... só isso e uma esperança continuada.

Não vedes por vezes nos olhos as pessoas
em desespero ... então meu amigo ...
estamos passando ao lado deste país ...
... a minha dor nesses momentos chora os pequenos
que se dizem grandes ...
Ah! como conheço os homens!!!
e os apanho ... na sua fragilidade ...
mas também no seu mais puro egoísmo ...

Não me preocupo por vir a ser enganado ....
mas detesto o engano no atalho
esta dor funda de um país que não quer crescer ...
e assim pequenos nos mantêm ...

SM, interior posterior